PROFISSÃO: ENFERMEIRO

Perguntas e Respostas:Punção Intra Óssea

Posted on: 01/04/2011

Conforme solicitado nos comentário tanto deste blog quanto no PLANTÃO DE ENFERMAGEM passaremos também a publicar perguntas e respostas sobre questões ética e técnicas de enfermagem. Mande suas perguntas, dúvidas e sugestões por e-mail ou através dos comentários dos posts.

A Leitora do PLANTÃO DE ENFERMAGEM, Ana Lúcia, pergunta:

duvida

Cara colega, gostaria de saber se a Enfermeira pode realizar punção intra óssea em crianças.

No local onde eu trabalho uma colega fez o procedimento durante uma PCR e foi imediatamente repreendida pelo médico que disse que o procedimento só poderia ser feito pelo médico. (Que já tinha tentado, sem conseguir)

Agora está uma falação danada e dizem até que vão mandar o caso para o COREN.

Qual a sua opinião?

 

resposta

Enfermeira Ana Lucia,

Vamos por partes, como deve ser.

Em primeiro lugar: Qual a autoridade de um profissional médico para repreender um Enfermeiro. Isto decorre do fato de termos deixado que, durante anos, eles pensassem que mandavam. Então a primeira coisa é colocar o doutor (zinho) no lugar dele. Chefe de Enfermeiro, Enfermeiro é.

Continuando se o procedimento dependesse exclusivamente dele não seria feito (pelo que entendi no e-mail) e por último e mais importante:

SIM. É lícito ao Enfermeiro a realização de punção intra óssea nos casos de urgência/ emergência quando por qualquer motivo não se consiga outro acesso para levar adiante a terapia intravenosa.

Tal fato já foi alvo de discussão no COREN-SP que emitiu o parecer  contido no link a seguir:

 
O que não podemos permitir é que se continuem a criar restrições ondem não existem para que a Enfermagem seja vista como uma profissão secundária e subordinadas a outras.

Convém lembrar das responsabilidades por nossas avaliações e os atos decorrentes dela. Parafraseando uma passagem bíblica lembro que Tudo lhe é lícito. Mas nem tudo lhe convém.

Ou seja, se você não tem segurança, conhecimento técnico-científico e perícia para realizar um procedimento NÃO O FAÇA. Mas estude e treine para que possa fazê-lo em outro momento.

Abraços

About these ads

7 Respostas to "Perguntas e Respostas:Punção Intra Óssea"

Adorei, conhecia o caso e até estava achando que a colega estava errada. Obrigada por abrir meu horizonte. Gostaria de ver mais publicações assim. Achei muito interessante

obrigada pela resposta. Já assinei o site e pus nos favoritos

Cara… eu nao sabia!!!

Vivendo e aprendendo. Mas onde que eu posso fazer um curso sobre intra ossea?

Obrigada por defender e orientar a classe com cientificidade.

Sou Enfermeiro e fico muito Feliz de ter colegas de profissão como voçê, eu peço que façamos disso uma realidade de todos e não somente de poucos!! Temos que saber nos colocar frente as situações através de uma Base estruturada etica, legal e científica.

sei cansei de procurar algo legal do coren de MINA GERAIS e até msm COFEN e pouquíssimas informações,, conteudo muitíssimo excasso, essa parecer do coren SP é a unica fonte de informção ,,, mas o diz o COREN MG ??????????
ele naõ se pronuncia????pq???? eu estou em MINAS GERAIS e gostaria de proceder conforme protocolos/dos orgõas competentes em MINAS GERAIS….alguém pode me ajudar????com informações legal, resoluções diretas e ou legislação fidedígnas a respeito. onofrenunes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Assine o Manifesto pelas 30 horas no site do COFEN

Categorias

Coloque seu nome e e-mail para receber atualizações

Junte-se a 323 outros seguidores

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 323 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: