PROFISSÃO: ENFERMEIRO

Sonda de Cistostomia: Quem pode trocar?

Posted on: 28/06/2011

duvida3 “Olá, sou enfermeira, formada há dois anos e trabalho em um Hospital Publico que não vou citar o nome. Há alguns dias me recusei a realizar um procedimento de sondagem da cistostomia, pois pelo que sei este é um procedimento do médico. O médico me questionou dizendo que minha colega anterior realizava o procedimento e nunca se recusou. Pergunto: Estou errada? Enfermeiro pode sondar a cistostomia?”

A dúvida, colocada por uma colega que trabalha em serviço ambulatorial onde atende pacientes ostomizados.

As respostas:

1. Não,  você não está errada. Se não tem experiência e segurança para executar um procedimento, não o faça.

2. Sim o Enfermeiro pode realizar o cateterismo da cistostomia.

Cistostomia supra púbica ou vesicostomia é uma conexão criada cirurgicamente entre a bexiga urinária e a pele a qual é utilizada para drenar urina da bexiga em indivíduos com obstrução do fluxo urinário normal.

O cateterismo da cistostomia é um procedimento muito semelhante ao cateterismo vesical normal (através da uretra) sendo que para alguns apresenta menos riscos que aquele.

A respeito do cateterismo por cistostomia os alguns CORENS já se manifestaram em pareceres todos favoráveis à execução do procedimento pela “equipe de enfermagem” com a ressalva que o profissional deve avaliar criteriosamente a sua competência técnica, ética e legal e somente realizar o cuidado se for capaz de desempenho seguro para si e para o cliente.

O COREN-PE em seu parecer PARECER 030/2010 apesar de pouco objetivo conclui pela legalidade do procedimento realizado pelo Enfermeiro com a ressalva citada anteriormente.

Já o COREN-SC NO Parecer Técnico Nº. 002/ 2010 conclui que:

(1) Uma vez estabelecido o trajeto da cistostomia, sob prescrição médica, o Enfermeiro poderá fazer a troca da sonda supra púbica e a lavagem vesical desde que tenha a devida competência técnica.

(2) O Enfermeiro poderá delegar a realização da troca da sonda supra púbica e a lavagem vesical ao Técnico e Auxiliar de Enfermagem comprovadamente capacitados, mediante avaliação prévia da gravidade e complexidade da situação do cliente.

O COREN-SE NO PARECER TÉCNICO nº 047/2009 segue alinha de raciocínio proposta pelo conselho de Pernambuco.

O Conselho alagoano no Parecer Técnico Nº. 002/ 201 também conclui pela legalidade do procedimento.

Desta forma entende-se ser lícito aos profissionais de enfermagem a realização do procedimento.

Importante não confundir cistostomia com NEFROSTOMIA cuja troca de cateter deve ser realizada exclusivamente pelo profissional médico conforme parecer do COREN-SP 018/2010 contrario a execução desta prática por profissional de enfermagem.

Espero ter ajudado

comente

About these ads

16 Respostas para "Sonda de Cistostomia: Quem pode trocar?"

Você é sempre o MÁXIMO!!! estou sempre recomendando seus blogs, Adorooooo… :)

Suspeitíssima, mas obrigado. Vindo de vc é mais que um elogio, é estímulo

RESPOSTA OBJETIVA E CLARA. GOSTEI.

Sendo um procedimento médico, realizado por ele em C.C. é rápido o procedimento, porque nós da enfermagem, devemos realizar tal conduta? um outro profissional da equipe do hospital, não sendo médico, jamais realizará esta ação. fica aqui minha pergunta também em relação aos pareceres, quando há um parecer de um conselho, sobre qualquer assunto, tem força de lei, respaldo jurídico, em todos os Corens ou não?

Arcy, um parecer não tem “força de lei” mas é um parâmetro para que vc se guie uma vez que ele é emitido pelo órgão que fiscaliza a atuação profissional.
A passagem da sonda de cistostomia não é um procedimento realizado em CC e sim a própria cistostomia. Esta sim é um ato cirúrgico. Em termos de procedimento é até mais simples que o próprio cateterismo vesical dado o caminho ‘artificial” já construído.

Ei, nao sou enfermeio e nem medico, mas tenho um primo que usa sonda. Eu gostaria muito de aprende a trocar a sonda dele, pois aqui eh muito dificil sair para trocar sua sonda. Por isso eu gostaria muito de aprender.

Adorei os esclarecimentos parabéns!!!

olá ,meu nome é leticia,eu faço enfermagem e até ontem não tinha ouvido falar desse procedimento (cistostomia) houve até um bate papo sobre o assunto,de quem seria a responsabilidade de fazer a troca da sonda.
só que depois de ler toda essa enquete,sei que é de enteira responsabilidade do médico fazer .exceto,fazr a trocada sonda que ai sim,o enfermeiro pode fazer a troca.

Fico feliz em poder ajudar a tirar tua dúvida, volte sempre

a passagem do cateter vesical de demora pode cauda uma cistomia

Agradeço pela dúvida tirada,sem querer cheguei ao seu blog,e até então carregava tal dúvida.

Todo procedimento realizado pelo médico, seja ele de qualquer especialidade, se haver necessidade de reparo, ajuste ou como queira nomear, deve ser do próprio profissional que relalizou, pq o enfermeiro até pode fazer, beleza parabens, mas no dia em que der algo errado, se prepare para ouvir e responder seja civilmente ou no conselho, ou seja se ferrou. a cada um milhao de chance de acontecer em uma, sãp varios porcentos de não acontecer mas quando, der um erro, será 100%, sem chance de defesa.

Sou Enfermeira há um ano e trabalho num SPA, e troco muitas sondas de cistostomia, e sei que posso fazer porque é um procedimento de enfermeira. Bjsss

Ola…boa noite. Estou com um paciente, com bolsa de cistostomia Supra púbica, e nunca trotei essa sonda, sou Enfermeira, e trabalho em um PSF, esse paciente está em Domicilio, queria ajuda, passo a passo de como se troca, estou fazendo umas buscas aqui em alguns sites, mais não consigo nada concreto.
Agradeço desde já, e espero uma resposta, por favor! Rsrsrsrs

Cara colega, o procedimento é idêntico ao cateterismo vesical de demora, até mais fácilç, pois não há como errar o trajeto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Assine o Manifesto pelas 30 horas no site do COFEN

Categorias

Coloque seu nome e e-mail para receber atualizações

Junte-se a 316 outros seguidores

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 316 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: