CATETERISMO VESICAL: QUEM DEVE EXECUTAR?

duvida2 A Leitora Suzana, pede que tiremos sua duvida quanto ao procedimento de cateterismo vesical.

Ela pergunta de quem é a obrigação de fazer. Auxiliar, do Técnico de Enfermagem ou do Enfermeiro.

Abster-me-ei de descrever o procedimento, uma vez que este não é o foco da discussão

O cateterismo vesical de demora ou a sondagem vesical de demora é um procedimento que vem sendo exaustivamente discutido quanto à competência da execução.

Algumas instituições de saúde optaram por instituir protocolos que determinam ser esta atividade privativa do Enfermeiro, no âmbito dessas instituições. Ou seja, onde os protocolos institucionais determinam estes procedimentos devem ser executados pelo enfermeiro.

No entanto, o COFEN em sua RESOLUÇÃO 301/2005 indica o cateterismo vesical como procedimento que pode ser realizado por profissionais dos quadros I, II ou III – Enfermeiro, Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

Vale lembrar que o procedimento é delegado pelo enfermeiro que deve avaliar não apenas as condições clínicas do paciente como também a capacidade técnica do auxiliar ou técnico de enfermagem a quem ele delega o procedimento.

O COREN-SP em seu parecer  CAT 022/2009  que trata da Sondagem Vesical de Demora em Domicilio, deixa claro que o a lei do exercício profissional não proíbe a execução do procedimento pelo auxiliar de enfermagem.

Desta forma, respeitados os protocolos instituições e observadas as condições clínicas e capacidade técnico científica dos profissionais o Cateterismo Vesical de Demora é um procedimento que pode ser realizado por qualquer profissional de enfermagem devidamente habilitado.

O COREN-AL  e o COREN-PE também emitiram pareceres semelhantes a este respeito.

Espero que tenha ajudado

Nota: Em 11 de dezembro de 2013 o Conselho Federal de Enfermagem – COFEN publicou a  RESOLUÇÃO COFEN Nº 0450/2013 que “Normatiza o procedimento de Sondagem Vesical no âmbito do Sistema Cofen / Conselhos Regionais de Enfermagem”. Para maiores informações: https://enferjose.wordpress.com/2014/03/03/cateterismo-vesical-quem-faz/

About these ads
Deixe um comentário

19 Comentários

  1. Pamela

     /  25/04/2011

    Obrigada. Este blog realmente é diferente. Parabéns

    Resposta
  2. Anônimo

     /  25/04/2011

    :-) / ôba! Estava procurando isto para discutir no meu serviço. Obrigada valeu mesmo

    Resposta
  3. Anônimo

     /  25/04/2011

    \o/

    Resposta
  4. Suelen

     /  26/04/2011

    Eu ainda acho que deveria ser executado apenas por enfermeiros.

    Resposta
    • Denise

       /  26/04/2011

      Por que? Vc acha que só enfermeiro tem capacidade?

      Resposta
    • Patricia

       /  27/04/2011

      Bom pelo seu comentario tudo indica que vc nao confia na sua equipe…se todos tem direito de executar a sondagem, e o enfermeiro pode delegar, nada mais justo que o auxiliar ou tecnico o faça…

      Resposta
      • Suelen

         /  27/04/2011

        Não é questão de confiar ou não. Eu sou auxiliar e estou terminando a facu. Qual enfermeiro que voce conhece que qaundo algo dá errado vai em tua defesa? Eles delegam e tiram o deles da reta

  5. Mariana

     /  26/04/2011

    Interessante. No meu trabalho alguns auxiliares estão se recusando a passar SVD dizem que não é obrigação… Bom saber que AINDA é.

    Resposta
  6. Anônimo

     /  10/11/2011

    RESOLUÇÃO COFEN-301/2005 – Revoga a Resolução COFEN nº 264/2001.
    Tamanho da Letra -A +A
    Resenha:
    Atualiza os valores mínimos da Tabela de Honorários de Serviços de Enfermagem.

    O Conselho Federal de Enfermagem, no exercício de sua competência consignada no artigo 8º, inciso I, da Lei nº 5 905, de 12 de julho de 1972; tendo em vista a deliberação do Plenário em sua 327ª Reunião Ordinária;
    fonte: site do cofen

    Pelo que vi, esta resolução trata de honorários.

    Resposta
    • Cara colega, o âmago da reflexão é justamente este. No momento em que o COFEN fixa honorários para a realização de um procedimento pelo profissional de enfermagem, ele por extensão, assume a capacidade deste profissional em realizá-lo.
      Abraços

      Resposta
  7. BELA

     /  04/04/2012

    SUELEN E MUITO TRISTE QUE VOCE CURSANDO FACULDADE
    DE ENFERMAGEM TENHA UM PENSAMENTO TAO DESQUALIFICADO DE SEUS FUTUROS COLEGAS DE PROFISSAO
    OU SEJA DA SUA FUTURA PROFISSAO; EXISTEM ENFERMEIROS E ENFERMEIROS; SE FOSSE VOCE TROCAVA DE CURSO; P/ SEU COMENTARIO ACIMA FICA CLARO QUE VOCE NAO TEM VOCAÇAO PARA TAL.

    Resposta
  8. Anônimo

     /  19/02/2013

    BELA VC MSM CONFIRMOU QUE HÁ ENFERMEIROS E ENFERMEIROS. OS QUE A SUELEN CITOU, SAÕ AQUELES SEM COMPROMISSO PROFISSIONAL

    Resposta
  9. valciléia moreira de Paula

     /  09/07/2013

    Obrigada! vc esclareceu minha duvida,antes de ser enfermeira,fui aux.enf. e realizava tal procedimento, outro dia uma técnica recusou a fazer, fiquei sem saber se ela estava certa ou não.

    Resposta
  10. ignorado

     /  29/07/2013

    Bom,de quem realmente é função, em executara ,o cateterismo vesical? Pois sou auxiliar enfermagem , trabalho en C.O, e sempre realizo este procedimento, uma vez tevemos capacitação do enfermeiro do setor, só que alqumas colegas não seguem à tecnica correta.Vejo erro freguentemente. Sou do coren de Minas Gerais.Pois já temos Enfermiero(A) trabalhando em assistência nesta Instituição. Nossa Supervisora só aparecem para anotar os nomes dos funcionários, enão vem mais.Isto é noturno. Falam em Huminização na assitência de enfermagem.

    Resposta
    • QUALQUER PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM PODE EXECUTAR O PROCEDIMENTO. NÃO HÁ NENHUMA RESOLUÇÃO QUE RESTRINJA O FEITO AO ENFERMEIRO OU TÉCNICO DE ENFERMAGEM. NO ENTANTO QUANDO EXECUTADO POR PROFISSIONAIS DE NÍVEL MÉDIO DEVE HAVER A SUPERVISÃO DIRETA DO ENFERMEIRO. QUANTO A HUMANIZAÇÃO, NÃO ENTENDI ONDE ELA SE ENCAIXA NO CONTEXTO

      Resposta
  11. Regiane Alves

     /  09/11/2013

    Toda informação é a base do conhecimento, obrigada pelo esclarecimento que obtive neste blog. Pois sou técnica de enfermagem e tinha algumas dúvidas quanto tal procedimento, agora vejo que podemos executar a técnica, mesmo porque durante o curso, fomos ensinados, de forma correta há executar o procedimento.

    Resposta
  12. almerinda

     /  22/01/2014

    ja não acho certo pois é um trabalho evasivo, e se por caso passar a sondagem errada ninguém vai a nosso favor isso sim para mim é um serviço do enfermeiro.

    Resposta
  1. Cateterismo Vesical: Quem faz? | PROFISSÃO: ENFERMEIRO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 326 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: